SERVIÇOS E SOLUÇÕES / Detalhes ¬
Atendimento diferenciado para cada caso!
Controle Temperatura
Um controlador de temperatura é um instrumento utilizado para controlar temperatura. O equipamento recebe uma entrada de um sensor de temperatura e tem uma saída conectada a um dispositivo, tal como um aquecedor ou um ventilador.
Embora o controle de temperatura implique a existência da capacidade de acrescentar ou remover calor para assegurar o controle esperado, um ciclo bem dimensionado e abastecido pode resultar endotérmico: o processo incorpora o calor ao produto, dispensando resfriamento. Pouco compreendido, o calor não se traduz apenas em variações de temperatura: mudanças de estado físico (liquefação e solidificação), comuns em transformação de termoplásticos, por exemplo, possibilitam resfriar o processo.
Quando se torna essencial o uso do controle de temperatura, significa que o processo é afetado quando a temperatura ambiente varia. Esta, por sua vez, varia conforme localização e estação do ano, atingindo extremos, que, associados aos conceitos de sensação térmica, podem se situar em caráter normal entre -30 e 50°C.Processos associados a temperatura geralmente têm reações lentas, diferentes dos processos que envolvam, por exemplo, pressurização, com suas propagações súbitas. Suprimento de energia térmica deve ser gradativo, para se evitar incinerações e acidentes indesejáveis.
Para controlar com exatidão a temperatura de um determinado processo sem grande interferência de um operador, um sistema de controle baseia-se em um controlador de temperatura conectado a um sensor.